skip to main
|
skip to sidebar
sexta-feira, 5 de março de 2010
A fala dos escritores 3: KAFKA
KAFKA: «Les métaphores sont l'une des choses qui me font désespérer de la littérature».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Notas de Leitura
Mensagens populares
Avulsos 16: a fotografia e o impressionismo (R. Krauss; C. Monet; Michael Fried)
Claude Monet, Femmes au jardin , 1867. A questão das influências da fotografia na pintura continua hoje actual. Ela permanece em aberto, é u...
A fala dos escritores 1: Mia Couto
Mia Couto, na Biblioteca de Faro Ouvindo há poucos dias Mia Couto na Biblioteca Municipal de Faro, na sessão de lançamento do seu Jesusalém ...
Recapitulações XIII: A Vénus de Urbino - uma erótica da pintura clássica (D. Arasse; Louis Marin; E. Panofsky; R. Goffen; M. Foucault; R. Krauss)
Ticiano, Vénus de Urbino , 1538. I - Que nos diz Daniel Arasse, a propósito de Ticiano, e em particular da Vénus de Urbino ? Em primeiro lu...
Avulsos 15: Deleuze - a linha quebrada do devir...
Gilles Deleuze «Quando se trabalha está-se forçosamente numa solidão absoluta. Não se pode fazer escola, nem fazer parte de uma escola. Há ...
Fragmentos de Leitura 17: Acerca do (auto-)retrato I (entre «A Besta de Lascaux» e a arte contemporânea: nota 1)
Marcel Duchamp, With my tongue in my cheek , 1959 A expressão «auto-retrato» designa correntemente aquela prática artística iniciada, na Ren...
Recapitulações XIV: A Vénus de Urbino II - «o que Manet viu», na obra de Ticiano (D. Arasse; M. Foucault)
Ticiano, Vénus de Urbino , 1538. I - Em «A Vénus de Urbino - uma erótica da pintura clássica», tinha-se antecipado aqui a possibilidade de u...
Recapitulações: o quadro - IV (o sentido obtuso ou terceiro sentido)
Fotogramas 1 (o de cima) e 2 (o de baixo), retirados de O Couraçado de Potemkine , do realizador Sergei Eisenstein, e comentados por Roland...
Recapitulações - O quadro III: A recordação de cobertura
Pablo Picasso, Natureza Morta com Jarro e Maçãs Ainda acerca do quadro, no que diz respeito à pintura, há outros factores a considerar. Em ...
Fragmentos de leitura 5: o (des)enquadramento e o sublime
Caspar David Friedrich - Monk by the Seashore , 1809-1810 I - 1. A influência da estética de Kant poderia ter estado na base ou servido de p...
Fragmentos de Leitura 19: (os antecedentes) do auto-retrato - algumas notas (de Herrade de Landsberg a Albrecht Dürer)
Auto-retrato no túmulo do arquitecto egípcio Senmout, da XVIIIª dinastia, servid o r da rainha Hatchepsout . I - 1. V aleria a pena regres...
ARTECAPITAL
Revista de Arte Contemporânea
Arquivo Audio de Michel Foucault
ARTE CONTEMPORÂNEA
Contemporary Aesthetics
Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales
Continental Philosophy
CTheory.net
Câmara Clara
Le portique: revue de philosophie et de sciences humaines
Lista de dicionários electrónicos ingleses disponíveis
Literatura e Filosofia
O Signo / Le Signe / The sign
Rizoma Blogue
Sabores de Portugal e outros Sabores
Smarthistory: enciclopédia de arte (com comentários a quadros)
Sobre Michel Foucault
Sobre o Pós-colonial
Suite101
UBU WEB SITE
École normale supérieure - Diffusion des savoirs
Etiquetas
«Elementos para uma semiologia pictural» 1 - de Louis Marin
«Elementos para uma semiologia pictural» 2 - de Louis Marin
«Elementos para uma semiologia pictural» 3 - de Louis Marin
«Elementos para uma semiologia pictural» 4 - de Louis Marin
«Elementos para uma semiologia pictural» 5 - de Louis Marin
«Elementos para uma semiologia pictural» 6: Texto de Louis Marin
A fala dos escritores 1: Mia Couto; Barthes; Derrida; Lacan; Lacoue-Labarthe; Marcuse.
A fala dos escritores 3: KAFKA
A fala dos escritores 4: Sebastião Alba; Quelimane; Moçambique.
Avulsos 1: A Teoria Quântica e a Mulher dos Outros (Brecht; Agamben; Derrida)
Avulsos 10: Rothko - uma «arte menor»?
Avulsos 11: Memória tua: Álvaro de Campos.
Avulsos 12: Derrida - literatura e filosofia
Avulsos 13: Chinua Achebe
Avulsos 15: Avulsos Luís Carlos Patraquim e a poesia moçambicana (Pedro Mexia; Luís Carlos Patraquim; poesia moçambicana)
Avulsos 15: Deleuze - a linha quebrada do devir...
Avulsos 16: a fotografia e o impressionismo (R. Krauss; C. Monet; Michael Fried)
Avulsos 17: Programa televisivo «Câmara clara» sobre o auto-retrato e a auto-representação
Avulsos 19: Luís Carlos Patraquim
Avulsos 2: as ideias claras de Hitler acerca da pintura
Avulsos 20: Antonin Artaud
Avulsos 3: Michel Buttor sobre Pollock
Avulsos 5: Barthes sobre Brecht
Avulsos 6: o enquadramento do «enquadramento» (R. Krauss; Daniel Buren)
Avulsos 8 (George Segal; Magdalena Abakanowicz; Giuseppe Penone)
Avulsos 9: o segundo sentido (Barthes; Lacoue-Labarthe)
Digressões I: O corpo-a-corpo e a instalação (James TurrelL; Hal Foster; Rosalind Krauss; Roland Barthes; Jacques Derrida; Freud; Jacques Lacan)
Exercícios do Olhar 1: «O Jardim do Interrogador» - de Paula Rego (Michel Foucault; Brecht)
Fragmentos de leitura - 1: Baudelaire e Cesário Verde (Walter Benjamin)
Fragmentos de leitura - 2 : Walter Benjamin e a teoria do «choque» (Gianni Vattimo; M. Heidegger)
Fragmentos de leitura - 3: Rodrigo Castro de Jesus (Daniel Arasse; Jorge LaFerla; Gianni Vattimo; Gérard Wacjman; Louis Marin)
Fragmentos de leitura - 4: a conotação (Barthes; Rebecca Horn)
Fragmentos de leitura - 5 : o (des)enquadramento e o sublime (Lyotard; Derrida; Barnett Newman; Kant; J. Fineberg; António Marques; Freud; Lacan)
Fragmentos de leitura - 6 : a Grade na Pintura Abstracta (Derrida; A. Martin; Barthes; C. D. Friedrich; C. Greenberg; Jasper Johns; Mondrian; O. Redon; R. Krauss; W. Benjamin)
Fragmentos de leitura - 7 : O mito e o seu consumo (Mitologias - Roland Barthes)
Fragmentos de leitura - 8 : Mito e personagem I (R Krauss; Cindy Sherman; Lacan; Derrida; Barthes; L. Mulvey; Solomon-Godeau)
Fragmentos de leitura - 9 : Mito e personagem II (R Krauss; Cindy Sherman; Lacan; Derrida; Barthes; L. Mulvey; Solomon-Godeau)
Fragmentos de leitura - nº 10: Mito e personagem III (R Krauss; Cindy Sherman; Lacan; Derrida; Barthes; L. Mulvey; Solomon-Godeau; Roger Caillois; P. Lacoue-Labarthe)
Fragmentos de leitura 12: O Monolinguismo do Outro (Derrida; Homi Bhabha; Stuart Hall)
Fragmentos de Leitura 13: o «pós-colonial» e a «différance» (J. Derrida; Stuart Hall; Homi Bhabha; P. Ricoeur; H. Bhabha; Craig Owens)
Fragmentos de leitura 14: Do testemunho e da ficção: experiência e aporia - I. (J. Derrida; E. Husserl; Émile Benveniste; Giorgio Agamben)
Fragmentos de leitura 15: Do testemunho e da ficção - experiência e aporia II (J. Lacan; J. Derrida; M. Foucault; R. Barthes; M. Blanchot)
Fragmentos de leitura 16: Do testemunho e da ficção: experiência e aporia III
Fragmentos de Leitura 17: Acerca do (auto-)retrato I - entre «A Besta de Lascaux» e a arte contemporânea: nota 1 (Philippe Dubois; José Gil; George Bataille; Rosalind Krauss; C. S. Peirce)
Fragmentos de Leitura 18: «O que é um rosto?» (G. Agamben; G. Deleuze; J. Gil)
Fragmentos de leitura 19: (os antecedentes) do auto-retrato - algumas notas (de Herrade de Landsberg a Albrecht Dürer)
Fragmentos de Leitura 20: Tarkovski - o fluxo do tempo no interior do fotograma (Jacques Derrida; Gilles Deleuze; J.-F. Lyotard; Marin; Walter Benjamin; Roland Barthes; Georges Bataille)
Jacques Derrida; Martin Heidegger; John Maxwell Coetzee; Giorgio Agamben; Michel Foucault; bio-política; bios e zoe; Aristóteles; Walter Benjamin;
Mia Couto e Homi Bhabha
Recapitulações - o quadro I: a visiblidade-legibilidade.(Louis Marin; Roland Barthes)
Recapitulações - o quadro II: o «admonitor» de L. B. Alberti
Recapitulações - o quadro III: souvenir-écran (Freud; Barthes; Gianni Vattimo; P. Pereira; W. Benjamin; Picasso; Foucault)
Recapitulações - o quadro IV: o sentido obtuso (R. Barthes)
Recapitulações - o quadro V: o fundo (L. Marin; J. Derrida; R. Barthes; S. Freud; J. Lacan; O. Calabrese;Didier-Huberman; E. Panofsky; Hal Foster; J.-F. Lyotard; M. Foucault; Pollock)
Recapitulações - o quadro VI: o plano de representação (Louis Marin; R. Barthes; L. B. Alberti; Daniel Arasse)
Recapitulações - o quadro VII: os ascendentes da instalação (F. Mèredieu; Bill Viola; Bernardo Pinto de Almeida; G. Deleuze; M. Foucault; Daniel Arasse; J-F. Lyotard; T. W. Adorno)
Recapitulações - o quadro VIII: o acontecimento na pintura (R. Rauschenberg; R. Barthes; L. Marin; H. Marcuse; Leo Steinberg; J. Fineberg; W. Benjamin)
Recapitulações - os quadros IX: a carne opaca da pintura (Louis Marin; R. Barthes; M. Rothko; J. Gil; Marcuse; Shklovsky; Picasso; Zervos)
Recapitulações - os quadros X: o palco (B. Brecht; W. Benjamin; R. Barthes)
Recapitulações - os quadros XI: Brecht (R. Barthes; J-L. Nancy; H. Bhabha; G. Wajcman; M. Heidegger)
Recapitulações - os quadros XII: o pós-estruturalismo e o desafio do enquadramento
Recapitulações XIII: A Vénus de Urbino - uma erótica da pintura clássica (D. Arasse; Louis Marin; E. Panofsky; R. Goffen; M. Foucault; R. Krauss)
Recapitulações XIV: A Vénus de Urbino II - «o que Manet viu» na obra de Ticiano (D. Arasse; M. Foucault)
Recapitulações XX: o «jogo» e o «descentramento» 2
Recapitulações XX: o «Jogo» e o «descentramento» - ou «pós-» de pós-estruturalismo (Lévi-Strauss; Jacques Derrida)
Recapitulações XX: o «Jogo» e o «descentramento» 1 (Lévi-Strauss; Derrida; Foucault; Gadamer; Nietzsche; Heidegger)
Recapitulações XX: o «jogo» e o «descentramento» 3 - a língua como lei e a língua da lei (Jacques Derrida). .
Arquivo do blogue
outubro
(1)
maio
(1)
abril
(2)
março
(5)
fevereiro
(1)
janeiro
(4)
dezembro
(1)
outubro
(1)
agosto
(1)
julho
(3)
junho
(1)
maio
(6)
abril
(10)
março
(6)
fevereiro
(2)
janeiro
(2)
dezembro
(10)
novembro
(10)
Leitores
Stumbleupon.com
Contador
visitas online
Feedjit Live Blog Stats
Sem comentários:
Enviar um comentário